terça-feira, 17 de novembro de 2020

SERVIÇO DE TROCAS

 

Devia ser criado (se ainda não foi) um sítio na internet que se dedique exclusivamente a trocas. E vão ficar a saber porque intitulei assim esta peça – e que peça!

Há uns anos (2011) li uma notícia na qual se dizia que uma jovem chinesa anunciara nas redes socias que trocava a sua virgindade pelo prazer de ter um iPhone4 novinho em folha. Dizia mais: e que fazia isso com qualquer um que se dispusesse à troca. A coisa foi posta no site Korea Herald, pois a jovem levou o pedido ao seu perfil no Weibo (serviço de microblog semelhante ao Twitter, muito popular na China).

Há uns anos atrás, um “drama” deste género seria passado a verso e cantado nas feiras com folhetos a tostão. Nos dias de hoje, leva-se ao blog, troca-se a notícia com os amigos do facebook e não precisa de cegos e folhetos a tostão.

A propósito do tema, lá vai disto…

Já escrevi noutro lado e publiquei em livro sobre uma das superstições que pendiam (será que ainda?...) sobre a virgindade ou a perda dela, que é o costume, em aldeias de Portugal, uma vez que se considerava que o estrondo dos foguetes, no dia do casamento, tirava a virgindade às noivas. Nem direito tinham à troca com um smartphone ou iphone! Cá para mim, este seria um pretexto para ludibriar o tanso do noivo, pois um parente vivaço era capaz de fazer estralejar meia dúzia de foguetes de cana e um morteiro para salvar a já perdida "honra" da dita.

Havia outras superstições mais arriscadas para servir a prova da virgindade, como fazer passar a donzela por um enxame de abelhas sem ser picada.  Nunca cheguei a saber qual o veredicto: se seriam consideradas virgens as picadas ou as não picadas, o que é uma razoável diferença. Virgem ou não, as abelhas ferravam até fartar!

Sem comentários:

Enviar um comentário