terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A CURVA DA BOSSA DO CAMELO



Quando vinha do Porto pela A25, onde pago portagens e brancagens para gastar os pneus da viatura a uma velocidade máxima de 120 k/h, um "sniper" electrónico tirou a fotografia ao carro, que ia a 110 num limite de 80 (menos 1/3), na que chamam a Curva da Bossa do Camelo, cerca da Póvoa de Sobrinhos - Viseu. Presumo que seja electrónico, porque o auto traz o nome do autuante, posto e demais identificação, que pretende provar não ser um robot.
Ficam os condutores avisados: a quem se distrair, lá está a tesouraria, que faz uma boa colheita por dia, numa curva que tem um erro reconhecido e crasso de construção, mas que os governos deixam estar há mais de 10 anos (já o então ministro Mário Lino falou na bossa)...porque dá lucro, milhões por ano. Creio mesmo que, à conta desta bossa, se arranje dinheiro para construir nova auto-estrada ou mais um estádio de futebol.
Voltarei a este assunto (porque a bossa lá está e o camelo sou eu), logo que recolhidos mais dados - designadamente os pareceres e despachos que racaíram sobre aquele limite - uma vez que presumo ainda sejam do tempo em que a via fazia parte do neolítico traçado do IP5.
Reparem bem na foto. Vejo um armário junto ao poste do candeeiro, mesmo junto à ponte. Deve ser a tocaia do "sniper". Agora até fotografia mandam, não vá algum negar que jamais por ali gastou pneus.
À multa equivalente a 1 euro por cada km do limite de velocidade máxima de circulação naquela via - 120 euros - acresce a punição acessória de, pelo menos, 30 dias (sendo primário) com a carta suspensa de uma decisão que tardará a chegar daqui a 2 anos (há exemplos de um despacho com essa "mecha")! Ah!... E não esquecer que voam dois pontinhos da carta, numa incineração que visa um vindouro novo exame e mais receita, se outras acessórias não surgirem futuramente no bestunto de algum iluminado.
Se querem a segurança dos condutores, componham a bossa e deixem o camelo em paz!
Voltarei a este assunto.

3 comentários:

  1. Camelo fui eu também que atirei para o brejo com a mesma espórtula. Só que o brejo desta vez era mesmo na Quinta do Brejo, perto de Manteigas. E curvas da bossa de camelo são ali sucessivas. Circulava a 76 km/h num local com limitação a 50. Assim é fácil...é mais fácil do que um camelo entrar no reino dos céus (se bem que o bíblico não tinha bossas...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais fácil e mais rentável manter estradas supostamente perigosas para a recolha destas coimas, do que corrigir erros de trajectória, inclinação, piso, etc.
      Basta colocar uma máquina a facturar diariamente, enchem-se os cofres com estas emboscadas, apanhando os desprevenidos (porque os aceleras já sabem como hão-de fazer), e os que andam a governar a vida.
      Nesta altura, pretendo obter o parecer sobre o limite posta na bossa do dromedário, porque suponho que esse foi dado para a antiga A5 e não para a A25. E isto faz toda a diferença.
      Entretanto, já pedi ao Instituto Português de Qualidade que me remeta a informação se a "maquineta" do "snipper" se encontra sob verificação periódica de 1 ano, pois parece-me que não.
      De resto, ainda hoje um amigo me telefonou - e não leu este post - para saber o que havia de fazer, porque foi apanhado em Aveiro, numa ratoeira idêntica.

      Eliminar