domingo, 12 de abril de 2020

O TEMIDO SEGREDO DAS ESTATÍSTICAS


Tal como acontece com o vírus, todos tememos os perigos que não vemos. Desde miúdos, temendo que na escuridão esteja escondido um monstro, levava-nos a não entrar num quarto escuro. Ora, para que isso não acontecesse, bastaria a garantia de um adulto de confiança para nos esclarecer que ali não havia mais nada senão móveis; e assim entrávamos sem necessidade de luz.
Ontem, pelas palavras lidas num papel por Marta Temido, ministra da Saúde, fiquei a saber que no quarto escuro é possível existir um monstro no segredo das estatísticas. Fiquei a saber que o segredo das estatísticas deve ser guardado a sete chaves para não contaminar. E a senhora Temido, que teme que nós saibamos (ou para nos pôr mais temor), recorre a este novo monstro e aplica a receita já empregue na China, na Rússia e em outras “democracias” que leram nos livros de Estaline.
Como o segredo das estatísticas é altamente contagioso, devem todas as entidades que integram o Ministério da Saúde, em especial as autoridades locais e regionais de saúde, enviar a informação atempada e consistente para o nível nacional. Suponho que o farão em baú fechado, de acesso com código secreto, transportado em carrinha celular, guardada à vista. E quem, mesmo assim, violar o segredo das estatísticas, arrisca-se a ser condenado e detido, talvez para preencher os lugares recentemente vagos nas cadeias.
Seria já o segredo das estatísticas que levou, no início desta pandemia, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, a garantir em Janeiro, que achava "um bocadinho excessivo" a possibilidade de contágio do coronavírus entre humanos, dizendo até não existir "grande probabilidade" de o vírus chegar a Portugal? Ele vê-se!... Este é um exemplo, e não fosse porque a OMS reservasse o tal segredo das estatísticas. Anteriormente a esta “garantia” da DGS portuguesa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já tinha alertado para a possibilidade de contágio entre humanos. Não sei é se a OMS reservou mesmo o tal segredo das estatísticas. 
Fico a saber que este segredo das estatísticas é mais bem guardado que o segredo de justiça, que anda pelos adros anunciado a toque de clarim. E fico a saber que, retirando este anúncio ao povo, se propaga pelos etiquetados ignorantes à guisa de metáfora rifoneira - "quem nasce burro, morre besta".
Já nem sei, com tantos medos, qual se deve temer mais. Talvez todos, pelo que vale o sacrifício de ficar em casa, de roupão enfiado,sem ouvir tantos disparates.

Sem comentários:

Enviar um comentário