quarta-feira, 12 de maio de 2021

O AMIGO

 

Não há duvida alguma, da minha parte, quando digo que o primeiro-ministro António Costa é verdadeiro amigo do seu ministro da Administração Interna. Já a minha apreciação – dirão subjectiva, mas é minha – de que o sr. ministro da Administração Interna não me parece amigo do primeiro-ministro sr. António Costa. Sempre ouvi dizer que “amigo não empata amigo”. Não é o caso – este, empata.

É difícil compreender, perante tanto disparate junto, que se mantenha aquela confiança toda. Para mais, o ministro em causa produz afirmações indigestas, com alto teor calórico, ao ponto de dizer de um partido que se trata de um náufrago ou comparar o microfone utilizado em reportagens e entrevistas com as golas inflamáveis para ataque a incêndios.

Não será ele próprio um náufrago, incapaz de dar umas braçadas, em vez de se agarrar à bóia que o segura à tona? Não saberá ele do grande gesto político e administrativo que teve o então ministro Jorge Coelho, exemplo de grande personalidade como homem de Estado?

Costa não admite a passagem de testemunho por parte de Cabrita, como se o homem fosse perpétuo no ministério e não aquele que é useiro e vezeiro em meter os pés pelas mãos. Talvez nem seja por pura amizade, mas por desgaste que causaria na equipa estar a mudar a meio do jogo, mesmo quando o grupo fica a perder por inoperância do jogador.

Na última situação junto ao estádio de Alvalade e na rotunda do Marquês, o ministro não assume qualquer responsabilidade da pasta, não prevenindo de cima o amontoado de pessoas em pleno estado de calamidade, mas permitindo (ao que parece) uma intervenção policial tardia e musculada, que nada resolve, a não ser umas cabeças rachadas e nódoas negras. Só faltou colocar os tanques nas ruas.

O sr. António Costa é daquele género de pessoas que contra-argumentam com base na comparação positiva; ou seja, se aprecia um jacaré e lhe dizem que o bicho tem uma boca enorme, contraporá que maior boca ainda tem o hipopótamo.

Sem comentários:

Enviar um comentário