terça-feira, 15 de janeiro de 2019

NEM PESSOA ESCAPA; OS PÂNDEGOS E AS PUTAS TAMBÉM NÃO


Fernando Pessoa – aliás Álvaro de Campos – devia adivinhar que não estava a escrever apenas para a sua época, podendo então poetar o que lhe apetecesse; devia ter compreendido que chegaria o tempo em que a censura e a moralidade, os costumes e o diabo a quatro, iriam riscar (ou omitir, o que lhe dá as mesmas voltas), o que pode ferir os meninos e meninas na escola, principalmente com o crivo de uma editora (nem sequer digo o nome) que lhe levou a poesia aos manuais escolares.
Aqui é que bate o ponto.
Trata-se do poema "Ode Triunfal", que a editora levou ao manual "Encontros", alegando conter três versos com linguagem grosseira... para o 12º ano!
Se a senhora editora não gostava, não publicava no manual; a publicar, fazia-o na íntegra. Há a considerar que Álvaro de Campos (aliás Fernando Pessoa), ao escrever “ó automóveis apinhados de pândegos e de putas”, referia-se aos veículos da época e às ditas contemporâneas.
Até o corrector automático me sublinha a vermelho aqueles dois vocábulos "pândegos" e "putas" como se ninguém os pronunciasse hoje em dia. Uma palermice!
Parece-me que hoje, ao contrário do tempo do grande Poeta (à cautela, o desenho em cima é meu) – eu admiro-o como o maior no seu génio e no género – não se confirma o que Pessoa/Álvaro disse da época, até porque: primeiro, a pândega nos automóveis acabou, a não ser que se queira arriscar soprar ao balão; segundo e último, as putas estão à beira da estrada, coitadas, na esperança de entrarem neles quando não se encontram apinhados.
O patusco é que ninguém se insurge com esta psicose, principalmente os que se fartam de falar no lápis azul do antigo regime. Apeteceu-me dizer um palavrão, daqueles com cabeleira que também são riscados no manual da editora, e já o disse, pelo que não o vou escrever.
No “placard”, o resultado ao intervalo (que deve ser o do final) é: Pessoa/Álvaro de Campos-1 – Editora do Porto-0.

7 comentários:

  1. Preconceito é uma das doenças mais graves da nossa sociedade.(https://www.youtube.com/watch?v=4Os0wXMCpUc)
    Associa-se-lhe,muitas vezes, a hipocrisia....
    LUIS RENTE

    (comentário por e-mail)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Dr. Luís Rente
      É difícil, eu sei, entrar neste caixa de comentários, uma vez que, para evitar os "robots" e o "spam", aparece a segurança (à laia dos que se aprontam à porta das discotecas) para verificarem se somos mesmo humanos em vez de máquinas. A mim acontecem-me também esses percalços, obrigado que sou a repetir quando confundo os semáforos, as passadeiras para peões e os autocarros.
      Já pensei em retirar das "Definições" do blogger esta segurança, mas receio que me caiam aqui inoportunos falsos comentadores, automatizados por "spam", que crivam a caixa com caracteres chineses, japoneses e alarvidades piores.
      Quando for assim, mande através de e-mail ou avise para eu dispensar a segurança nesse período.

      De resto, concordo que o preconceito, principalmente o que vem na tradição e nos costumes, é grave e emperra a liberdade que caracteriza uma boa sociedade.

      Abraço
      Santos Costa

      Eliminar
  2. Quando andava no 5º ano do liceu (tinha 15 anos) apareceu-me um edição dos Lusíadas, onde no canto nono apareciam umas linhas/versos com esses ponteados (como agora). Fui consultar uma edição integral e vi o que faltava ... e deliciei-me a ver o que queriam que não visse! Estes tipos de censura, a atirar para a moral são cretínices puras e duras!
    Obrigado pelo contacto. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o seu comentário.
      é certo que aquilo que mais se esconde, é precisamente o que mais se revela. É comparado, como costumo dizer, àquele que pretende encurtar as orelhas com um barrete, o que só as esconde.
      Lembro-me que em minha casa havia um armário com gavetas na sala de jantar. Em uma das gavetas, a mais alta, a minha mãe guardava algumas coisas e proibia-me de a abrir. Ora, era precisamente a essa que eu acedia, subindo para cima de um banco; as outras, nem lhes ligava.
      Este tipo de censura é hipócrita e incompreensível. Se o manual é para alunos do 12º Ano e eles já tiveram, for força da lei, aulas de sexualidade, não consigo perceber o prurido que levou às reticências. era preferível escolher outra poesia de Álvaro de Campos, como a inofensiva Ode Marítima ou mesmo a Ode Triunfal.
      Abraço para si.

      Eliminar
    2. Neste comentário, ao cair do pano, escrevi Ode Triunfal quando pretendia escrever Ode Marcial, para além de falhar as maiúsculas após os pontos finais.

      Eliminar
  3. Ainda a este propósito o Dr. Pinto da Costa (médico) tem uma intervenção deliciosa (imperdível) no Programa Praça da Alegria, da RTP 1, de 5ª feira de manhã,já na fase final do programa. O seu finíssimo homor, com que encerrou a discussão residia na resposta de um aluno à questão: "O que é o repovoamento florestal?" O jovem respondeu que devia ser "f...er debaixo duma árvore"
    Ainda a propósito do Preconceito achei interessante a opinião de uma jovem atriz que dizia: “O caminho para a tolerância, como eu a entendo, está na luta contra a ignorância. Da ignorância nasce o medo, do medo nasce o preconceito, do preconceito nasce a discriminação. E para combater a ignorância é preciso educar (…) porque o mundo em que os nossos filhos vão viver é este que nós estamos a construir”

    Inês Herédia, atriz, in Visão, nº 1343, 29/11/2018, pág. 50

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço-lhe, Amigo Dr. Luís,este seu comentário,pois traz aqui opiniões muitíssimo válidas e a experiência - e até forma de comunicar muito particular e interessante - do Dr. Pinto da Costa.
      É evidente que comungo destas opiniões, bem como do humor do médico,que vêm ilustrar o grau de impreparação de alguns jovens, a qual parece não diminuir com os novos meios (tablets, smartphones, etc.) de que dispõem.

      Eliminar