terça-feira, 15 de outubro de 2019

O MEU MAIS RECENTE TRABALHO VAI SAIR EM BREVE


Já se encontra na gráfica este meu trabalho em desenho e cor, o qual tem argumento de António Neves, sobre o Dr. José da Silva Carvalho (1782-1856), uma das mais importantes figuras do Liberalismo, membro do Sinédrio, o qual se encontra reproduzido numa das pinturas da Assembleia da República, executada por Columbano.


A obra vai ser apresentada na Casa da Cultura de Santa Comba Dão (concelho na naturalidade de Silva Carvalho), no dia 26 de Outubro, iniciativa organizada pelo Município, também editor do álbum.


Este trabalho levou-me uns meses, mas deu-me muito gosto executá-lo, envolvendo desenho e trabalho de computador, pormenorizado ao ponto de algumas vinhetas precisarem mais de 8 horas para as dar por concluídas.

Junto apenas 8 das 60 pranchas que fazem parte do álbum, sendo estas escolhidas aleatoriamente da montagem das páginas par e ímpar.


Voltando ao grande vulto, acrescentarei que foi ele o impulsionador e o primeiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça (ocupando este cargo em três nomeações), para além de ter sido ministro de várias pastas, ter estado no exílio por três vezes, e ter-se empenhado na Revolução Liberal de 1820, sendo um lutador para que se fizesse a Constituição. Foi contemporâneo dos reis D. João VI, D. Miguel, D. Pedro IV, D. Maria II, a regência de D. Fernando II e D. Pedro V.


Uma das maiores personalidades do séc. XIX, a quem muito deve a liberdade. E é a figura que me levou graciosamente a este trabalho, onde reproduzi grande parte dos intervenientes nacionais e internacionais daquele período.


Voltarei ao assunto.

4 comentários:

  1. Parabéns por mais um excelente trabalho e que haja muitos leitores à altura.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, grandioso trabalho de investigação e narrativa histórica (me parece pela amostra) a culminar num grandioso álbum que gostaria de vir a ler um dia em completo. parabéns. abraço. carlos almeida

    ResponderEliminar
  3. Amigo Carlos Almeida
    Terei certamente ensejo em oferecer um álbum para o meu amigo e outro para a biblioteca do GICAV. E também com a promessa de contemplar outros membros directivos.
    Agradeço sinceramente a apreciação,uma vez que a figura de lutador,de revolucionário e de jurista do retratado, merecia ainda muito mais.
    Um grande abraço
    Santos Costa

    ResponderEliminar