quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

QUANTO VALE UM PORTUGUÊS?

 

Neste final de 2020, ano que decorreu sob a maldição do vírus que nem ouso pronunciar o nome, perpassam em mim algumas perplexidades que nem sei se verei esclarecidas e que intitulei, principalmente por uma delas, “quanto vale um Português?”. E é por esta que começo.

O Estado português vai indemnizar em mais de 800 mil euros a família do cidadão ucraniano morto em Março sob custódia do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). No meu entender, é feita justiça compensatória para com a família da vítima, porque nem está nem se deve pôr em causa o valor, dado que sou de opinião que a vida humana não tem preço. A questão que coloco é esta: e no caso de a vítima ser cidadão português, quando casos idênticos ou semelhantes ocorram em Portugal? Qual o valor que irão receber as famílias dos militares mortos naqueles fatídicos treinos dos Comandos? E os que perecem nos incêndios, encaminhados por incúria de informação para uma estrada envolta em chamas? Não há aqui também uma causa pública e institucional que conduziu a esses desfechos trágicos? 

Miguel Oliveira, motociclista e vencedor de dois grande prémios de Moto GP, para além de 8 corridas terminadas entre os 6 primeiros lugares, um dos melhores pilotos de mota em Portugal, não tem carta de condução de mota.

A ministra da Justiça nomeou para procurador europeu na Procuradoria da União Europeia (UE), órgão independente de combate à fraude, um magistrado português, indicando-o com a categoria de “procurador-geral adjunto” quando, segundo os media, não teve essa função; pior ainda, quando foi preterida outra candidata, responsável no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), que foi a melhor posicionada pelo júri internacional para o cargo.

Quando a TAP está na situação em que está, cabe na cabeça de alguém que os seus gestores, independente de acumularem ou não cargos, sejam aumentados nos seus vencimentos da maneira como foram? E isso quando se sabe que o apertar do cinto na companhia obriga a despedimentos e a redução de ordenados?

A juntar a isto, quero dizer aos leitores deste espaço que, na sequência do post anterior sobre aquilo a que chamaram uma montaria “à espanhola”, escrevi ao Sr. Embaixador de Espanha em Lisboa, no sentido de lhe sugerir que, em nome do seu país, pedisse desculpas ao Governo e ao Povo Português por ter sido tal mortandade organizada e conduzida, à margem das leis da União Europeia e cometida num outro estado membro, por uma empresa espanhola, sediada em Badajoz. A carta seguiu no mesmo dia do post, o qual podem verificar, lendo-o.

Disse-lhe que eu o faria, se estivesse no lugar dele, mas não percebo nada de protocolos, porque nem o protocolo recomendará que eu obtivesse uma resposta de aprovação, desaprovação ou de encaminhamento. Por isso, até agora, a não tive.

Se calhar, o que disse atrás e o que escrevi não corresponde à realidade, talvez porque eu tenha lido ou interpretado mal, bem como a ousadia de escrever a um alto representante de estado soberano com sugestões que nem lhe passaram pela cabeça. Sei lá!...

Tenham um bom Ano de 2021 e cada um faça por ser feliz e fazer feliz os demais.

3 comentários:

  1. Se o asno ( povo ) desse um coice à "besta" talvez o País acordasse e se auto valorizasse ... este Ano 2020 foi atípico e enlouqueceu a sociedade , talvez daí o desgoverno , a ladroagem , o desnorte e os tropeções que tão má imagem dão do "Tuga " . A si , amigo atento e ac
    ertivo nas suas escritas desejo um Feliz e proveitoso Ano 2021

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo Paulo

    O Povo deve estar atento aos seus direitos como também deve estar aos seus deveres. Como Povo livre, dos mais antigos no regime de liberdade da Europa, deve respeitar os outros Povos, mas também deve exigir respeito, o que me parece por vezes não acontecer por quem o legitimamente representa.
    Estas questões apresentadas são para meditar e rever em futuras situações, porque só é desrespeitado quem se não dá ao respeito.
    Um bom Ano de 2021 para o meu Amigo Paulo, daqueles em que lhe corre nas veias o sangue dos que nunca se vergaram ao jugo de quem quer que fosse.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar