quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

ESTAS TAXAS QUE SÓ "TACHAM"



A máquina registadora do Sr. Costa e do Sr. Centeno não pára de registar e fazer o tlim-tlim! Mesmo eu aqui, a cerca de três centenas e meia de quilómetros da capital Lisboa, ouço o barulho das entradas do esportulado naquela imensa e imensurável gaveta.
Desta feita, para cobrir não sei que buraco orçamental, daqueles bestuntos saiu mais um primor de fiscalidade. Trata-se de uma taxa(!!!) que vai de 5 euros a 15, consoante a determinação de cada freguesia, tendo por base três vezes o custo da vacina da raiva.  Quando isto sem a “troika”, imagine-se se aquela não tivesse ido à vida e aqui mantivesse a patorra! Mutatis mutandis na alternância governativa, valha a verdade dizer que a qualidade é a mesma, só aumenta a paranóia cobradora.
E para que é esta taxa, que não faz arreganhar a “taxa”? É para todos aqueles que tiverem na sua companhia ou tutela, cães e gatos, muitos deles abandonados justamente pelas juntas de freguesia.
Mas há mais: o registo ou licenciamento dos bichos é anual. Para isso, matreiros como são a puxarem dos galões, os dois senhores já tinham criado o SIAC (que não quer dizer Serviços de Informação de António Costa, mas sim Sistema de Informação de Animais de Companhia), agora entregue às juntas para elas saberem quem tem o quê, e cobrar consoante o desplante de cada autarquia.
Se me é permitido perguntar, gostaria de obter estas respostas:
1ª- Se uma taxa implica uma contrapartida ou serviço por parte de quem cobra, qual o serviço que subjaz à dita?
2ª- Ainda que se lembrem da caquinha dos cães no meio da rua – que grande parte das autarquias nem manda limpar – será que os possuidores de gatos (grande parte domésticos, sem sair ao fresco da rua) também estão sujeitos à espórtula, gorjeta ou esbulho, como lhe queiram chamar?
3ª- Se determinada tutora tiver consigo em casa, dois ou três gatos como animais de companhia, tem de pagar entre 15 e 45 euros para os poder manter taxados, para além de arcar com medicação, limpeza e alimentos? Ou os senhores da registadora pensam em legislar prevendo descontos para grupos?
4ª- O que entendem os senhores da registadora por animais de companhia?
5ª- Qual a ideia de protecção que a caixa registadora faz de animais abandonados?
6ª- Vão existir canis e gatis para os animais que, sem dono, não terão como pagar a taxa?
7ª – Finalmente, qual a posição do PAN, que até agora me parece um apêndice da ora governação?
Como não vou obter respostas – porque em questão de cobrança não há “pai” para estes – outro remédio não há para tanto parasitismo, fico naquilo que me parece ser esta forma de governar para um “monstro” que faz de erário público e que abocanha tudo o que mexa e tenha o sabor a dinheiro; sem ser taxado, o dito fica mais contente que o gato com trambolho.

2 comentários:

  1. Dou-lhe a minha versão: Foi exactamente o PAN quem atraiu as atenções dos criadores de impostos para os animais de companhia, foi através deles que descobrirem a mina, que perceberam que muita gente tem animais! Vai daí, perceberam que muito dinheiro havia também a sacar por essa via, claro que uma parte vai certamente beneficiar o PAN, como premiação e forma de manter aqueles 5 deputados a jeito de votarem no que o governo PS entenda, é uma forma de terem mais deputados até com menos despesa partidária... dão-lhes umas migalhas e têm-nos na mesma.
    Ninguém percebeu que nunca jamais os parlamentares e os governos, governam para si e por si, nunca para e pelo povo?
    É ver a história, recuar ainda ao tempo da monarquia e perceber que o Senhor D. Carlos tinha razão em se referir ao parlamento e à governação como "aquela choldra". Porque é o que é!
    Mais uma medida para atingir as pessoas, embolsar dinheiro e que vai ter como consequência um maior abandono de animais de companhia, os cães & gatos , porque as pessoas e famílias sobrecarregadas vão ser impedidas de os ter, aliás coisa que o PAN apoia, pois pretende acabar com isso, quer regular a posse , detenção e uso de animais segundo as suas idéias e princípios vegans.
    Mas o povo não acorda... não, continua de cabeça para baixo, olhos nos pés, julgando que vive em democracia, sem perceber que vive numa ditadura imposta pelos dois partidos PS & PSD que se alternam e dividem os despojos do país, são os donos do país, através da sua teia de interesses.
    Estarei errado?
    Não me parece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de dizer que concordo inteiramente com este comentário, bem ponderado e elaborado, que diz tudo o que deve ser dito.
      Tenho a agradecer-lhe esta sua contribuição, que também serve como alerta para aqueles que têm olhos e não querem ver.
      Quando se quer regular alguma coisa, ocorre sempre esta tentação de taxar, acoimar, multar, porque é esse o fulcro da questão tributária, que não visa muitas vezes prevenir, mas punir.
      Não, não está errado.

      Eliminar