terça-feira, 9 de março de 2021

CHAMAM A ISTO ASSOCIAÇÃO?

 

Não me manifesto em coisas de futebol, estou à margem do clubismo e parece-me que é a primeira vez que venho chutar aqui.

Fiquei pasmado ao ler a notícia sobre um sindicato que fez queixinhas de um membro da classe que supostamente deve defender. Isto passou-se no futebol, mais propriamente com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e o actual treinador do SCP. Não, não foi por falta de pagamento de quotas, mas tão só porque o sindicato ou associação, na queixa, alega que o treinador não o devia ser e quer ver penalizado o sindicando ou associado com seis anos de suspensão.

Pelos vistos, o treinador não fez o exame final: teste onde possivelmente teria de responder a perguntas dificílimas como mostrar saber a área da baliza, o peso de uma bota de futebol, a distinção entre uma falta com a mão na grande área e fora dela ou identificar quantos jogadores podem ser substituídos numa partida. Ou ainda, porque não teve o tempo de quarentena como treinador-adjunto. Com tantos treinadores com resultados muito atrás deste “perseguido”, os outros não devem ter passado da primeira aula.

A coisa torna-se mais duvidosa quando se sabe que o treinador é, na actualidade, o melhor em Portugal, pelos resultados obtidos e que, tal como ele, já houve outros casos iguais (Paulo Bento, Paulo Fonseca, Sérgio Conceição, Jorge Costa) e que já tinha sido anteriormente treinador principal do SCBraga.  A Associação deve ter visto o caso de Braga por um canudo e não se queixou. Alguém lá na tal ANTF deve sentir algum ratinho a roer-lhe no íntimo.

Esta deve ser daquelas associações que entram no aforismo: “já não sou quem ser soía, mudei qual da noite para o dia”.

Este assunto não tem água que dê pelos peitos do pato, mas vai envergonhar o já esquisito futebol português. E eu, que não sou de panos quentes, com uma associação deste jaez no meu mester, mandava a choldra às urtigas. E se fosse treinador de outro clube, não só por solidariedade mas por convicção, batia com a porta – adeus, associação do caneco!

2 comentários:

  1. A idiotice de uns poucos mas loucos a manchar a reputação do futebol Português... Enfim, manobras suspeitas

    ResponderEliminar
  2. O que está escondido pelo biombo dos interesses, não sei nem é a mim que cabe investigar. Só posso dizer que isto é uma "anomalia" que surge porque o treinador prova que não preciso de curso nenhum. E quanto ao tal curso, só posso perguntar: que-urso?

    ResponderEliminar