quinta-feira, 28 de março de 2019

Orgulho e Preconceito


Este é o título de uma obra de Jane Austen, “Pride and Prejudice” no original, eu sei. Mas vem ao caso.
Parece que uma imperatriz da sua área, mais propriamente a Madonna (outro imperador da sua área, curiosamente é o Maradona), quis filmar um videoclip em que numa das cenas surgiria ela montada num cavalo puro-sangue lusitano dentro de um palacete do séc. XIX situado na Quinta Nova da Assunção, termo de Sintra.
Perante a nega do presidente da edilidade – que neste caso pensou mais na preservação do que no dinheiro da “diva” e na sua fama – a senhora, que parece já ter obtido muitos favores de outra edilidade, amuou maneiras, fez beicinho, talvez birra, baba e ranho, bateu com o pé e ameaçou fazer as malas para ir até outro país.
"Ninguém te pode humilhar sem o teu consentimento", disse Mark Twain. Há limites para tudo, mesmo tendo em conta que já houve jantares no Panteão Nacional e até alguns estragos no Convento de Cristo, em Tomar, quando ali decorreram as filmagens de “O Homem que Matou D. Quixote”.
Pegando no título deste último caso, poderíamos prosseguir com a cena de "O Presidente que Matou a Galinha dos Ovos de Ouro”, mas fica só a sugestão: primeiro, porque a palavra “matou” é inapropriada; segundo, porque esta galinha, “cloacando” ovos auríferos, também tem recebido contrapartidas do mesmo quilate.
A revista “Vanity Fair” tratou este insólito como “incidente diplomático”. Ao que isto chegou!...
Aqui, nesta terra onde sou cidadão, não há rebotalho de cafres e também não se deve permitir o forrobodó que estas mundanidades trazem para se fazerem notadas. Há por aqui muitos palacetes a cair aos bocados, cujos proprietários nem se importariam de embolsar uns trocados. Por outro lado, se a senhora quer filmar uma cena digna da sua estatura mediática, faça como eu, há por aí muita praia onde esparrinhar água com os cascos da montada.

Sem comentários:

Enviar um comentário