quinta-feira, 20 de setembro de 2018

SANTOS DA PORTA...

... Não fazem milagres.
Esta máxima está na Bíblia, no Novo Testamento,é só procurar.
Vem isto a propósito das efemérides que, com alguma frequência, venho trazer a este blog, que já começa a gatinhar com um dia de vida. Começou com muito gás, vamos a ver se não acaba depressa...
Pois bem, hoje há duas efemérides que confirmam o título deste arrazoado e que são:

Em 20 de Setembro de 1276 (742 anos) o português Pedro Julião, também dito Pedro Hispano, foi entronizado papa, com o nome de Papa João XXI. A cerimónia decorreu em Viterbo, na Catedral de S. Lourenço.

Passados 243 anos, mais precisamente em 20 de Setembro de 1519, um outro português, navegador de profissão (ou marinheiro, se bem concordam), chamado Fernão de Magalhães, partiu de Espanha e, ao serviço deste reino, encetou a sua célebre viagem de circum-navegação.
Dois portugueses, entre muitos outros ao longo dos tempos, que largaram pela fronteira e mostraram ao mundo como é ser português de Portugal. Se ficassem por cá, mormente o segundo exemplo, ainda andaria  pelos "lobbies" da corte para arranjar um navio que não metesse água até à enxárcia, mastros e mastaréus.
Muitos, mas muitos, assim foram para fora (e não cá dentro), para encontrarem o que aqui não conseguiram ou lhe negaram. São os santos da porta, os pequenos santos que, para a terra onde nasceram, não são capazes de fazer milagres.
Milagres será tê-los de volta, mesmo que se recorra a outra passagem bíblica, a do Filho Pródigo, acenando-lhes com uma percentagem de racha ao meio nas tabelas do IRS. Ou seja, 50% na decomposição da sigla fiscal, traduzindo-a por IRS-Imposto de Regresso Satisfatório ou, sendo mais criativo na matéria de ciência fiscal, IRS - Incentivo de Regresso Seguro.

Sem comentários:

Enviar um comentário