sábado, 27 de julho de 2019

CONTRA-FOGO


Há incêndios que não se apagam com água. Esses são incêndios de língua, presumivelmente sempre molhada, resultantes, isso sim, de cérebros sempre a escaldar. É o que documentam as ocorrências neste verão, quando as barbas estão a arder (salvas sejam) no teatro de operações de combate a incêndios e de combate ao combate a incêndios.
Há de tudo um pouco: ordens de prisão de comandantes a outros comandantes, como se em dia de folga nas trincheiras; ministro a protagonizar declarações afrontosas contra autarcas, sem matutar no conteúdo das palavras; bombeiros que recebem uma sandocha, uma peça de fruta e uma garrafita de água como refeição, esta a “ração de combate” para 24 horas de luta contra as chamas, que nem ração se lhe pode chamar; umas golas anti-fumo distribuídas em kits de socorros a parte da população, feitas de poliéster inflamável, com a agravante de supostamente serem adquiridas a um preço quase a duplicar do valor do mercado. E o que mais se verá adiante, na faina!...
Passou para o conhecimento público a fotografia da “refeição” distribuída a um bombeiro, em plena zona de acção de combate em Vila de Rei. O bombeiro usou as redes sociais, reclamando pelo facto de estar no terreno desde o dia de anterior, às 19 horas, até dia seguinte, às 12 horas, e receber uma sandes, um fruto e uma garrafa de água para fazer uma refeição. Desabafou com as suas razões, comuns aos seus companheiros: “deixo a família, deixo o conforto da minha casa, venho arriscar a vida a defender aquilo que não me pertence…Saio de casa a correr sem jantar sequer, passo a noite inteira a combater as chamas e a esta hora, o que me dão para comer é somente isto!!!!?
Uma cena digna dos “Monty Python” passou-se, segundo o que li e ouvi, no cenário a arder de Sobral do Campo (Castelo Branco), quando um militar da GNR, ao comando da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro da GNR deu ordens de prisão (não ao fogo, que não lha aceitava) a um comandante do grupo da Força Especial de Bombeiros. Vamos lá a saber se a ordem veio, como diz o lema de D. João II, pela grei, ou se proveio, como diz o mesmo, pela lei. Alega a notícia – desmentida por um e por outro no que lhes concerne – que a ordem não resultou de uma ocorrência de mau estacionamento ou de excesso de velocidade (o mais comum e o mais grato por parte de quem a exerce), mas pelo caso de o contraventor, então presuntivo aprisionado à voz, estar a tirar fotografias ao fogo. Uma e outra situação, conjecturalmente de comandos, suscitam perplexidades: prendem-se combatentes das mesmas fileiras; tiram-se fotos ao fogo, presumivelmente para álbuns da corporação ou para exposições atinentes. Enfim, despautério, mascarada veneziana e desfaçatez que chegue!
O ministro, que pode ser ministro de tudo, menos de relações públicas, comentou as declarações de um presidente de câmara, cujo concelho foi dos mais atingidos, declarando que ele se armava em comentador televisivo, quando o homem apenas declarou o que os seus munícipes já tinham dito: a ausência de socorros a tempo.
O mesmo ministro, que pode ser ministro de tudo menos de protecção civil, afirmou que as golas não são de combate a incêndios, o que significa que podem servir para tudo, mesmo para desfiles de carnaval ou assaltos a caixas de banco, menos para zonas onde o fogo ataca. Se onde há fumo também há fogo, segundo o diz a sabedoria de três doutores, compreende-se que uma gola de protecção não esteja envolvida no cenário da tragédia?
Por estas alturas de tais calamidades, move-se uma panóplia de ferramentas, equipamentos, comunicações, infra-estruturas de apoio, corporações, organizações militares, civis e quartéis, tudo supostamente unido pela rede informática, pela rede de comunicações, rede eléctrica, e quiçá pela rede de pesca. Onde há uma enorme e colossal interdependência entre as várias partes do sistema organizativo, todos a quererem mandar e poucos a quererem obedecer, é uma barafunda e grandíssimo canudo. Diabos levem o fogo para o inferno, onde ele é mais preciso!
Estamos em finais de Julho deste ano de 2019, escrevo isto a 27. Ainda como trágico, envolvido numa nuvem de fumo espesso e escuro, o senhor Presidente da República parece que ainda não saiba de nada. E eu, que vim a saber disto pela comunicação social, fico também a nada saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário