terça-feira, 7 de janeiro de 2020

O SENHOR OITENTA MILHÕES



No início dos anos oitenta, o programa televisivo Sabadabadu, apresentava uma dupla constituída pelos actores Camilo de Oliveira (o Agostinho) e por Ivone Silva (a Agostinha), que depois de bem bebidos, trauteavam uma canção de crítica social e política, que replico agora com uma alteração – substituí o vocábulo “país” pelo vocábulo “mundo”.

Ai Agostinho, Ai Agostinha
Que rico vinho, Vai uma pinguinha?
Este mundo perdeu o tino, A armar ao fino, a armar ao fino
Este mundo é um colosso, Está tudo grosso, está tudo grosso
Isto é que vai uma crise, isto é que vai uma crise!

Mais uma crise – e das perigosas – surgiu agora nos primeiros dias do ano de 2020. O presidente americano enviou um drone com uma carga bem explosiva para reduzir a torresmos um dos chefes de guerra iranianos. E não falhou.
Lá surge mais uma crise, gritos de vingança, promessas de retaliação e as habituais manifestações esganiçadas de punhos erguidos, onde se queimam as bandeiras americanas.
Não vou falar do incendiar das bandeiras, sinal de que prospera o negócio dos fabricantes das ditas, que não têm mãos a medir, e calculo que até virão da China. Vou falar da propensão vingativa que leva a tentativas ridículas de retaliação. Houve uma figura do regime iraniano que teve a ideia de pedir 1 dólar (logo, um dólar?!) aos 80 milhões de habitantes do país, ideia essa que um endinheirado qualquer aproveitou para oferecer, em igual quantia de 80 milhões de dólares, pela cabeça de Trump.
Não me vou pronunciar sobre o montante, que nem me parece exagerado em face dos valores de contratação de jogadores no futebol, mas do estado a que isto chegou, para esta gente, de um e outro lado, andar a brincar com o fogo.
Vai daí, encontrei uma foto anónima na net, que me levaria a propor, como legenda, o apetrechamento bélico de um eventual candidato aos milhões do prémio, quiçá livres de impostos.
Este “mundo” é um colosso,
Está tudo grosso, está tudo grosso


3 comentários:

  1. As coisas que se encontram na net!!! Está tudo grosso!

    ResponderEliminar
  2. Tão antiguinho e continua actual! Veremos se são somente "crianças" a quererem medir forças com os seus "brinquedos"!
    Retribuo a visita e comentário no meu blog, caro Fernando, obrigada! Cumprimentos Olga Cardoso Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Olga

      Agradeço a sua visita, mas recomendo a leitura do seu A Cor da Escrita
      https://acordaescrita.blogs.sapo.pt

      onde se junta a qualidade da arte da pintura e do desenho com a escrita e os livros.
      Os que gostam da arte bélica e de brincar às guerras, seria bom que meditassem em algumas (ou mesmo todas) frases, ali tão propositadamente colocadas.

      Eliminar