domingo, 7 de fevereiro de 2021

O GRÃO-VIZIR

Para quem já leu a banda desenhada de Tabary, na série intitulada "As Aventuras do Grão-Vizir Iznogoud", saberá que ali a máxima é: "todos querem ser vizir no lugar do vizir".

Não é fácil ser "macho Alfa" nos partidos políticos. É um lugar tentador e há sempre jovens turcos que almejam aquela posição, espreitando a primeira oportunidade, principalmente as ondas que chegam após eleições, tais como os cogumelos depois das chuvas.

Soube-se hoje que o "vizir" do CDS resistiu no seu lugar alfa do Largo do Caldas, que mais me pareceu a confusão do Largo dos Caldos Entornados nos últimos dias. O vizir resistiu e o Caldas ficou um caldinho mais temperado, depois de tanta ebulição.

No PS não falta quem queira o lugar do líder "vizir", pontualmente perfilando-se como desmancha-prazeres, mais ou menos dissimulados, às linhas do chefe. Chegada a altura, no Largo do Rato haverá chiadouro e raticida, mal apanhem o dito vizir mais fragilizado.

O mesmo se passa para os lados do PSD, na São Caetano à Lapa, onde não faltará andarem à lapada para ocuparem a cadeira do "vizir". Como a rua, lá no sítio, é inclinada, nem precisam de patins para o porem a deslizar.

Menos evidente é a situação do BE, onde o vizir é "a vizir" da Rua da Palma, não parecendo mulher que aceite palmadas pela posse do lugar que conquistou. Tal como a padeira de Aljubarrota, apanhando os lampeiros no forno, será mulher para arrumar candidatos.

Quanto ao PCP, que mora na rua que tem o nome do autor de "Esteiros" e "Engrenagem", a coisa não se passa assim, às claras. A cadeira da liderança costuma ser aquecida até queimarem as nádegas, porque a engrenagem se firma na "ditadura do proletariado", cujo referido não tem palavra a dizer. Candidatos a vizir só com o apoio do vizir. As reclamações são recambiadas para o ecoponto vermelho.

No mais recente "Chega", nem sequer parece haver assalto ao poder, porque o "vizir" é só um, como quem diz que "chega para todos" e quem não estiver bem, mude-se.

É difícil ser grão-vizir.

Sem comentários:

Enviar um comentário