quarta-feira, 19 de setembro de 2018

ESTÁ TUDO GROSSO?


Logo no primeiro dia em que abri a chafarica, sai-me ao caminho um lote de perplexidades. Uma manifestação de trabalhadores contra uma trabalhadora, com a empresa a lavar as mãos sobre o assunto; duas investigadoras galardoadas com o Prémio Pessoa a serem preteridas na entrada de uma Fundação de ciência e tecnologia (sigla FCT, que eu pretendia se fundasse o Futebol Clube de Trancoso), quando elas receberam o prémio precisamente por saberem daquela poda da investigação científica; adeptos do SLB a aplaudirem o adversário que lhes meteu o golo na baliza e os coloca praticamente fora daquilo que almejavam; uma greve de taxistas contra uma série de úberes e demais modernices ditas plataformas, só para conseguirem  que o Tribunal Constitucional se pronuncie sobre a constitucionalidade do diploma já aprovado. Ora, que eu saiba, úbere é teta cheia ou grande mamada, tal o significado da fonética do termo aportuguesado. 
Ainda por cima, foi hoje anunciada a descoberta de um novo dinossauro carnívoro em Torres Vedras, quando nós sabemos que não faltam por aí velhos "dinossauros" omnívoros. Lá por fora, a coisa não ficou por menos, adiantando apenas que foi encontrado o marmanjo australiano que se divertia a colocar alfinetes escondidos nos morangos.
O rocambolesco mundo está virado do avesso, dirão os que não descortinam notícias boas como, por exemplo, o novo penteado outono-inverno do presidente dos americanos ou o pedido de desculpas, de joelhos e de mãos postas, da famosíssima tenista americana ao árbitro que, por acaso, até nasceu por aqui. Para mais, ainda sobre o caso, sabendo nós que a madrinha da rapariga terá trocado o nome, porque mais certo seria Agitada ou Revolta, antónimos do então registado.
Ainda sobre o acaso, uma coisa conseguiu a Serena, que foi exaltar os ânimos já serenados das feministas e a fazer com que hoje eu lesse que até o "feice-buque" foi acusado de fomentar a discriminação de género. Admiração para mim, esta, pois não há cão nem gato que não tenha lá uma página naquela coisa para debitar "gostos" e "bons-dias".
Enfim, espero que tudo passe e que eu não volte a recordar aquela cantilena da dupla revisteira: "Este país é um colosso, está tudo grosso, está tudo grosso".
Sabe-se que, por aí, como em todo o globo, há sempre dos tais de que se diz "que Deus terá mandado fazer pelos seus oficiais".
Quanto a mim, para fim de comentário perplexo, sobre estes assuntos digo como o outro que tal: assado não gosto e cozido não como.

Aviso: Não o disse antes no discurso ante, na altura do "corte da fita" deste blog, mas vai a tempo: as gravuras aqui  trazidas são minhas, não vou bater à porta de ninguém para mas autorizar. A de hoje, por exemplo, foi retirada de uma vinheta de uma BD que fiz para um município. Como não gosto de suportar custos sobre objectos tortos, também não aprecio estar sujeito a pagar direitos.

2 comentários:

  1. O amigo, de dito Costa, no seu melhor jeito.
    Que seja bem vindo e por mim assisto a este novo espaço, pois acredito que muito e bons textos e gravuras do mesmo autor, irá conter.
    Agraço
    Inácio

    ResponderEliminar
  2. Agradeço-te a prova de amizade e interesse.
    Vou fazer o possível por manter este espaço, apesar de ser mais um blogue na manada. Como quem diz: quem muitos burrinhos toca, algum deixa para trás.

    Abraço
    Santos Costa

    ResponderEliminar