quarta-feira, 7 de junho de 2023

A ÚLTIMA DAS PROIBIÇÕES

 

Nem sei se deva acreditar, por se tratar de uma brincadeira, ou de mais uma fake-news.

Segundo li, a Radio Free Asia deu a notícia que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, emitiu uma ordem secreta para proibir suicídios na Coreia do Norte, por considerar o ato como uma "traição ao socialismo".

Receios fundados terá ele, porque parece que, por lá, há quem não goste de tal paraíso e pretenda ir para outro lado, livrando-se da fome, de possíveis guerras e, para mais, da peste que os governa.

Ao contrário do que muitos admiradores lusos têm pela morte não natural, de que se diz eutanásia, a minha perplexidade prende-se com a palavra proibir. Ou seja, alguém me explique como se vai proibir um suicida de colocar termo à vida! E mais: que penalidades vai ter o suicida após consumar o ato?

Naquela paranoia instituída, o código deverá comportar como penalidade queimarem-se então os suicidas em fogueiras para os castigar e “purificar”, porque àqueles que tentarem e não conseguirem, lá está a “justiça” do aparelho para lhes fazer a vontade. No máximo, para estes, seria curial legislar, também secretamente, no sentido de os obrigar a deixar crescer o cabelo durante a vida, evitando as imitações do corte de cabelo do senhor daquilo tudo, cuja moda é tão apetecida pelos mais jovens do Ocidente.

Segundo um porta-voz do Serviço Nacional de Informações da Coreia do Sul, "a pobreza e fome extremas" estão entre os principais motivos que levam os norte coreanos a quererem pôr termo à vida. A ser assim, o senhor Kim só evitará esta estranha e invulgar proibição se lhes colocar comida em casa. Penso eu “de que”.

Sem comentários:

Enviar um comentário