quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O DESASSOSSEGO DE PEDIR

Isto mesmo me foi negado, como quem nega a esmola não por falta de boa alma, mas para não ter que desabotoar o casaco – Fernando Pessoa - O Livro do Desassossego/194 (Tinta da China)

Para meditar, principalmente para aqueles a quem se pede quase nada e nem o quase satisfazem.

Manter um blog em actividade não é dar; é pedir. O pedido de leitura, de atenção e de meditação. Também pedir crítica, aplauso ou discordância. Para não pedir, venho aqui quando me apetece, escrevo, leio, critico-me, discordo do que fiz antes e não remedeio depois. E não peço nada a mim mesmo: exijo.

2 comentários:

  1. Este título sugere-me um aforismo popular que na sua imensa sabedoria retrata situações com que me tenho deparado: "Não peças a quem pediu, não sirvas a quem serviu"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há ainda uma extensão desse provérbio popular, que diz: "Não peças a quem pediu, não devas a quem deveu, nem sirvas a quem serviu; pede a quem o herdou que não sabe o que lhe custou".
      Revisto o binómio, é bem preferível dar do que pedir, tudo a depender das circunstâncias.

      Eliminar